O TikTok já alcançou uma enorme influência na indústria da música de hoje, enviando músicas que encontram popularidade no aplicativo para o topo das paradas da Billboard.
Por esse motivo, o TikTok está lançando agora uma plataforma de distribuição de música, chamada SoundOn, com a promessa de dar 100% dos royalties diretamente aos artistas no primeiro ano e 90% depois.
O chefe global de música do TikTok, Ole Obermann, disse em um comunicado:
“Nossas equipes SoundOn guiarão os criadores em sua jornada para o grande palco e darão vida à experiência e ao poder do TikTok para o artista. Estamos incrivelmente empolgados com a forma como isso surgirá e alimentará novos talentos e como o SoundOn contribuirá para uma indústria musical global crescente e cada vez mais diversificada”.
Os artistas poderão enviar suas músicas diretamente para o serviço de streaming do TikTok e de suas empresas-mãe ByteDance, Resso, além de outros como Apple Music, Spotify e Deezer. Quem usar esta oferta para distribuir a obra não pagará nenhuma taxa, e a empresa não aplicará nenhuma taxa de transação.
No futuro, músicos e produtores podem esperar receber todos os royalties resultantes do trabalho que compartilharam em qualquer plataforma de propriedade da ByteDance, por tempo ilimitado.
Além da distribuição, ferramentas promocionais e suporte para criadores de música também fazem parte do serviço SoundOn, que faz questão de dar ênfase ao trabalho, e os artistas ficarão mais visíveis para criadores de destaque no TikTok. Isso por si só poderia encorajar muitos músicos novos e emergentes a usar a oferta na esperança de atrair a atenção de perfis influentes.Esta é a segunda vez que o TikTok faz movimentos no mundo da distribuição de música, tendo fechado um acordo com a UnitedMasters em 2020. O SoundOn, que está em teste beta desde o outono, agora está totalmente disponível nos EUA, Reino Unido, Brasil e Indonésia – os artistas interessados podem se aqui.