Sounds of | Caxias do Sul: por Fran Bortolossi

Tags: , ,
Por em 5 de fevereiro, 2022 - 05/02/2022

Na história da música eletrônica nacional é muito comum ouvir sobre movimentos e pessoas que desempenharam e/ou desempenham um papel importante em determinada região. Como essa história ainda é jovem, muitos destes personagens ainda estão por aí, como artistas, produtores, agitadores culturais e agentes de transformação, como fazem os núcleos. Com a força gerada dentro da coletivização, hoje, é possível observar que algumas regiões em nosso país abraçam a cultura de pista com mais profundidade, então, nestas mesmas regiões encontra-se algo mais nichado dentro da Dance Music, enquanto cultura e não só lazer.

Para quem pesquisa e vive o movimento dessa forma, muito provavelmente já cruzou com informações que falam sobre o cenário de Caxias do Sul. Uma cidade que não se encaixa no padrão dos grandes centros, mas que tem uma cena bem consolidada. E como toda região tem seus pioneiros e agentes, a cidade também faz jus: Fran Bortolossi é um nome bem conhecido pelo trabalho que realiza na região. Se em muitos locais a música nativista dita as regras em terras gaúchas, há outras pistas efervescentes que levam jovens e não tão jovens assim a dançarem por horas a fio, mas em um contexto mais abrangente, como uma pista aberta a aprender e expandir.

Junto a este nome, fica impossível não citar a Colours, um movimento independente e itinerante criado por Fran há quase 13 anos e que já contou histórias icônicas para uma cidade interiorana. Boghosian, Mary Olivetti, Olivers e Zac, Mau Mau, Renato Cohen, Leo Janeiro, Gui Boratto, BLANCAh e Zopelar, locais como James Camargo, Maria, Apoena e Butzge são alguns dos nomes que injetaram força nesse legado. Além disso, grandes nomes internacionais já pisaram na terrinha como Dubfire, Christian Smith, Joris Voorn, Chris Liebing, Kolombo, LouLou Players, Phonique, Daniel Bortz, D-Nox, Octave One, entre outros.


Se toda essa história deixa um solo fértil o suficiente para germinar mais capítulos para um futuro promissor, ela também deixa uma bagagem que não se perde no tempo: memórias musicais. E para exemplificar isso da forma mais eufônica possível, convidamos o próprio Fran para assinar o novo capítulo da Sounds Of e nos mostrar o que fez história até então em Caxias do Sul. Vem ouvir!

Tags: , ,