Se o design de som nada mais é do que a arte de criar trilhas sonoras de acordo com a necessidade de cada ambiência, pode-se afirmar que Rafael Morato, ou melhor, M0B, é de fato um dominador. Baseado em Belo Horizonte, em Minas Gerais, o DJ e produtor atuante há mais de 15 anos, merece destaque pela aplicação de roupagens ultramodernas ao sondar o Melodic Techno, House e suas variantes. Confira a playlist de M0B, que mescla faixas autorais à hinos que o influenciam:
Entre posições expressivas em diversos charts do Beatport e o crescente acúmulo de ouvintes, o mineiro conquista consistentemente seu espaço atuando como produtor — consistência essa que também é validada entre os decks e não à toa conduziu M0B à apresentações por tradicionais festivais como Creamfields, Flowers Festival (onde é residente), Planeta Brasil e, claro, clubs renomados como o Warung.
Mas para entender a complexidade musical de M0B e como ele foi capaz de desenvolver um design de som tão peculiar e potente, compreender sua atuação como Rafael Morato também é necessário. Isso porque Morato também é engenheiro de áudio e atua na profissão há mais de 10 anos — atuação que conduziu o profissional a elevar organicamente (mas suntuosamente) as técnicas tanto de discotecagem como de produção.
Os últimos lançamentos musicais como M0B comprovam a exímia capacidade de Rafael ao brincar com a construção de camadas sintéticas de forma tão autêntica. Basta dar play em “Sinergy” que fica evidenciado:
Morato é o responsável não só por gerar incríveis faixas, como também trabalha fazendo o “acabamento” de áudio de outros tantos incontáveis hinos da música eletrônica brasileira. Em seu estúdio, considerado um dos mais tecnológicos da América Latina, ele presta o serviço de mixagem e masterização de produções musicais.
A partir de 2015, a virada de chave aconteceu na vida de Rafael, conduzindo-o a trabalhar com importantes nomes como Anderson Noise, Alok e Vintage Culture. “A média de masters que fizemos e entraram no top 100 [do Beatport] por semana são em torno de 18, em gêneros diferentes simultaneamente. No ano passado foram quatro faixas no Top 1 e mais de 30 no Top 10”, acrescenta Morato, que também é o responsável pelas masterizações da singular TRANSA RECORDS.
Esta foi uma das faixas masterizadas por M0B, que explodiu logo após seu lançamento, em 2016.
Rafael Morato (ou só M0B, apelido da adolescência que batizou o projeto) é uma figura fundamental para a cena atual e sua manutenção. Sejam em suas faixas ou nas que faz a masterização, a assinatura profissional de Morato adiciona qualidade e textura analógica díspares nas faixas que nutrem a indústria fonográfica eletrônica brasileira.
Its All About Groove!