Deep Melodic House é um sub-ramo da House Music que vem ganhando força dentro da música eletrônica. Apresentado como um som dançante, cativante com pegadas Deep, o som mistura todas as sonoridades que remetem à cultura Deep House de pistas, levando nomes ao nível de destaque mundial, como Modd e Hosini.
É nessa pegada que conhecemos o som de Thulasizwe Mngomezulu, conhecido como UMngomezulu, DJ e produtor sul-africano, nascido em eNgwelezane, uma pequena cidade da África do Sul. Atualmente vive e produz em Joanesburgo, onde traz todas as emoções do Deep Melodic House em seu som.
Sua ligação com a ancestralidade começa em seu nome artístico, UMngomezulu, que vem da cultura Zulu, formada por grandes guerreiros, onde o nome é algo que cultua o clã ancestral.
Sua influência musical está ligada aos gêneros Zulu Maskandi e uMbhaqanga, onde a dança é algo transcendente, Maskandi é um gênero criado pelos Zulus que consiste em vocais, palmas e muita dança. Umbhaqanga, por outro lado, é um gênero que utiliza composição eletrônica com vocais baseados na língua zulu.
Seu som também inclui influências de jazz com habilidades da house music, grandes artistas também influenciam seu som como Lee Burridge, Hosini, Volen Sentir, Makebo, Sun – Elmusician e Lemon & Her . Com todas essas influências, seu som acaba se traduzindo em algo emocionante, mas ao mesmo tempo dançante, nas produções ele costuma pegar o som da natureza e mesclar com referências de sua cultura.
Thulasizwe iniciou sua carreira em 2009, com o codinome Deepland, ao longo dos anos sua música foi mudando e em 2019 surgiu o projeto “UMngomezulu” , lançando o EP “Through Deep Waters” com influências do house melódico, com um toque afro. Ao mesmo tempo, ele colaborou com o produtor China Charmeleon, juntos eles lançaram “Until We Meet Again” pelo selo Deepershades .
Em 2020, UMngomezulu, teve outras colaborações e lançamentos em selos como Deepershades, Candid Beings, Deep Obsession e Afromove .
Mantendo suas produções cada vez mais excepcionais, com amadurecimento de seu perfil, o produtor lançou em dezembro de 2021 o EP “Moonlight” , de forma independente, onde o nome do álbum foi inspirado em sua filha “uNyezi” – em isiZulu, o nome significa simplesmente luar, daí o nome do álbum.
Seu último lançamento, em janeiro de 2022, foi o remix da faixa “The Beach” , marcando seu retorno ao selo Deepershades Recordings . A faixa tem uma melodia profunda e traz toda sua história e influência com suas raízes africanas.
Conheça e fique de olho no trabalho da UMngomezulu