Por em 12 de janeiro, 2022 - 12/01/2022

Entre os grandes produtores e DJs brasileiros está Morttagua, natural do Rio de Janeiro, conhecido como um dos principais nomes do Progressive House brasileiro. Suas produções são conhecidas por trazer uma atmosfera melódica, com grooves de Techno, junto com elementos progressivos. 

O reconhecimento do seu trabalho veio através de um grande número de lançamentos que inclui, com frequência, os top charts do Beatport, com o tempo, ganhando notoriedade no cenário nacional e internacional, tendo suportes de lendas do underground como:  Solomun, Tale of Us, Hernan Cattaneo, Nick Warren, Nicole Moudaber, Pete Tong Sander Kleinenberg, Luciano, além dos super stars Above & Beyond, Armin Van Buuren, Tiesto, David Guetta, Paul Oakenfold, Paul Van Dyk e Markus Schulz, e outros grandes artistas.  

Assim como produtor, Morttagua também alcançou grandes voos como DJ, com passagem em renomadas festas e festivais, além de vencer a etapa brasileira do BURN Residency, competição que contou com mais de 1000 inscritos. Com isso, ele participou da etapa mundial, alcançando a segunda colocação da competição.  

Front Man, da Timeless Moment 

Além de DJ e produtor, o artista dirige sua própria gravadora, a Timeless Moment Music, fundada em 2016, que rapidamente se tornou uma das principais gravadoras do Brasil. Para Morttagua, sua gravadora é apenas uma tradução de todo o amor que ele sempre manteve pelo Progressive House.

“Eu tinha uma outra gravadora de Progressive House que havia lançado em 2010, onde aposentei em 2015. Em 2016, quando recebi a notícia que o Beatport ia “Re inaugurar” o gênero, retirando os estilos comerciais, soube que era o momento ideal para voltar a ter minha própria gravadora. O objetivo era lançar minhas próprias faixas, ficando livre para lançar quando desse na telha, porém, como eu já era conhecido na cena Prog da gringa, comecei a receber muitas demos, dessa forma o selo rapidamente expandiu.”

“A curadoria da Timeless Moment é feita em volta do que eu toco, ou seja, só lanço o que eu pretendo tocar na pista. Acredito que por ter tanto tempo de experiência no gênero, consegui fazer uma curadoria bem específica e nichada para que a gravadora crescesse desta forma.” 

Em 2021, a Timeless lançou a compilação – Timeless Moment 5 years Vol.1 & Vol.02, com algumas das melhores faixas já lançadas pela gravadora.

“Essa compilação é muito especial, comemorando nossos 5 anos de Gravadora. Porém como haviam muitas faixas para escolher, acabei dividindo em 2 volumes com 50 faixas cada. Tenho muito orgulho de ter lançado para o mundo, artistas ainda desconhecidos na época, como Space Motion e Stylo, que lançaram inúmeras faixas conosco em 2018, sendo hoje um dos mais bombados do gênero Melodic House & Techno.”

Raio X Lançamentos

Morttagua se destacou no cenário em 2013, quando alcançou o TOP 1 de álbuns mais vendidos do MUNDO no Progressive House, no BEATPORT com o EP “Sith Planets”, proporcionando uma escalada internacional, logo no início de sua carreira. Entre 2014 e 2020 foi um dos artistas brasileiros com maior destaque no Beatport, sendo que de 2018 a 2020 foi o artista brasileiro número 1 em vendas na plataforma, segundo a Beatstats.

Ao todo foram mais de 100 músicas no TOP 100 de vendas dos gêneros, no Beatport e mais de 10 faixas, no TOP 10 de vendas de Progressive House. 

Com tantos releases, Mottagua contou para Groove quais foram os releases mais marcantes. Confira abaixo:

Ticon – Models on Cocaine (Morttagua Remix) [Iboga Records] (2013)  

“TICON foi uma verdadeira lenda do Progressive-Trance, em meados de 2009 até 2012. Eles migraram para o Progressive House, sendo considerados um dos maiores artistas do gênero durante o período. A Iboga também foi um dos selos mais hypados de Prog na época, então ser convidado para remixar um clássico do TICON no Álbum dos próprios, foi uma honra gigante para mim.  O álbum atingiu o TOP 1 de Progressive House, Techno e PSY trance do Beatport na época.”

Dinka & Morttagua – In Caelo [Pineapple digital] (2014) 

“Para quem é da geração atual do Melodic e Prog não deve se lembrar, mas a DINKA era considerada a rainha do Progressive House na época, uma verdadeira lenda. Ela foi uma das principais artistas do gênero entre 2008 -2015, antes de sua semi aposentadoria da carreira, foi uma honra ter sido convidado para produzir esta faixa com ela. A faixa teve suporte de Above & Beyond, Armin Van Buuren, Blake Jarrel e muitos outros, fazendo meu nome ficar mega conhecido no cenário Prog House internacional na época. A faixa atingiu o TOP 20 de Prog House do beatport, mesmo competindo com EDM.”

Morttagua – Fragarach [Timeless Moment] (2016) 

“Foi o primeiro lançamento da Timeless Moment, logo quando o Beatport acertou os gêneros, ou seja , quando todo som comercial e EDM foi retirado do gênero, dando espaço e destaque novamente às sonoridades do verdadeiro Progressive House. A faixa atingiu o TOP 30 de singles do gênero, no Beatport e recebeu suporte massivo de PETE TONG no BBC Radio 1 por duas semanas consecutivas.” 

Uncloak – Hollow (Morttagua Remix) [Timeless Moment] (2019) 

“Foi o lançamento número 50 do selo e a faixa simplesmente explodiu, atingindo o TOP 2 de Singles de Progressive House do Beatport e lá permanecendo por duas semanas, só ficando atrás de um dos hits do Camelphat.”

Morttagua – Imentet [Timeless Moment]  [2019 & 2021] 

“Imentet foi tocado pela primeira vez, por Solomun B2B Adriatique, no after oficial da Diynamic Music no SONAR Festival, logo depois por Nick Warren b2b Hernan Cattaneo, no gigante Glastonbury Festival, depois pelo próprio Hernan Cattaneo novamente no Tomorrowland em 2019. Em 2021, a banda ganhou um remix especial do Hernan Cattaneo que figurou por 1 Mês no TOP 10 de singles de prog house do Beatport.”

Morttagua – The Mantra [Timeless Moment] [2020 & 2021] 

A faixa original foi lançada em 2020 e seus remixes em 2021.  A faixa atingiu o TOP3 em vendas de progressive house, no Beatport e possui mais de 2 milhões de streams, somando todas as plataformas. Recebeu suportes incríveis da Nora En Pure no seu especial 200, Stan Kolev, e muitos outros. O Remix que eu fiz em uma versão mais lenta e chilled da faixa, vem tendo grande sucesso, e atingiu o TOP 7 de vendas de Organic House do Beatport.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Morttagua (@morttaguamusic)

O sentimento de Morttagua em alcançar um trabalho reconhecido mundo afora 

“Sinto muito orgulho desta longa estrada e de nunca ter desistido do Melodic e Progressive House, nunca ter me vendido para outros gêneros, mesmo quando a tentação financeira era gigante. 

Sobreviver produzindo e tocando o real Progressive House no Brasil em 2010 – 2016 não foi fácil, período que não existia uma cena para o gênero aqui, com pouquíssimos DJs e produtores musicais apostando nessa cena, com clubes, contratantes e agências falando que o estilo jamais bombaria no Brasil. 

Me dá imenso prazer em ver que agora temos uma cena pulsante do gênero, com inúmeras festas e produtores musicais, me dá extrema felicidade saber que todo meu trabalho de base, apostando no gênero que amo, está finalmente podendo chegar a uma audiência muito maior, tanto fora, como na minha terra natal.”    

Acompanhe Morttagua em suas redes sociais: 

Facebook | Instagram | Soundcloud | Spotify

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,