A cena techno de Berlim exige o status de patrimônio da Unesco

Tags: , , , , , ,
Por em 15 de dezembro, 2021 - 15/12/2021

Um grupo de ativistas composto por DJs, donos de clubes, organizadores de festivais e fãs estão fazendo campanha para conceder à cena techno de renome mundial de Berlim o que eles consideram merecido, o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, entre temores de que a cultura corre o risco de não sobreviver.

A organização, chamada Rave The Planet, liderada pelo lendário DJ Dr. Motte está pressionando as autoridades alemãs a se candidatarem ao status de patrimônio cultural intangível (ICH).

O objetivo do Rave The Planet é que o gênero do techno seja reconhecido como uma forma cultural digna de proteção da UNESCO. Isso ocorre após relatos de que cerca de 100 clubes foram fechados em Berlim nos últimos dez anos, e logo após as novas restrições COVID que não permite mais os frequentadores dançar dentro de clubes a partir de 8 de dezembro, enquanto clubes noturnos em áreas com 350 casos COVID por 100.000 deve fechar para evitar a propagação do vírus.

Outros gêneros musicais do nicho receberam o status de ICH pela UNESCO, incluindo a cultura da gaita de foles eslovaca, a harpa irlandesa e a ópera tibetana, com o reggae fazendo parte da lista apenas em 2018.

O DJ de Detroit baseado em Berlim, Alan Oldham comentou: “A proteção da Unesco ajudaria muito a manter esse velho espírito, locais de legado como Tresor e Berghain, por exemplo, seriam protegidos como marcos culturais.

“Muitos locais fecharam em apenas sete anos que morei em Berlim em tempo integral. Em outras cidades, seria o ciclo natural do clube em ação, mas Berlim é um tipo diferente de lugar, onde o clube e as cenas criativas são a moeda da cidade”.

Certamente esperamos que os clubes de Berlim e o cenário da cidade recebam a proteção e a ajuda de que precisam para sobreviver.

Assista ao vídeo oficial de inscrição da cena na Unesco abaixo.

Its All About Groove!

Tags: , , , , , ,