Chromatic: Veja 3 dicas do novo plugin criado pela LANDR

Tags: , , , , , , ,
Por em 16 de dezembro, 2021 - 16/12/2021

O site de serviços musicais LANDR lançou um novo plugin chamado Chromatic. O novo instrumento foi criado em colaboração com artistas consagrados como D Smoke e Arianne Moffatt. O plugin apresenta uma interface semelhante ao popular Arcade do Output, e permite aos usuários tocar loops e samples de seu teclado MIDI enquanto as teclas pretas afetarão o som de diferentes maneiras, como reverter e alterar a duração do loop.

Trouxemos um guia criado pela própria LANDR para você construir suas faixas com o Chromatic, confira:

1. Prepare-se com o Chromatic

Para usar o Chromatic, você terá que adicioná-lo à sua DAW. Primeiro, baixe o instalador do Chromatic e siga as instruções para adicioná-lo à sua pasta de plug-ins.

Você pode ter que reiniciar sua DAW ou procurar plugins para Chromatic que apareçam em sua biblioteca. Verifique se o suporte VST3 está habilitado se você ainda não vir Chromatic após uma varredura e reinicialização.

Adicione Chromatic a um canal MIDI em sua sessão DAW e faça login para começar. Se você não tem uma conta LANDR, pode criar uma aqui.

Selecione o dispositivo de entrada MIDI que você usará para controlar o plugin. Chromatic funciona igualmente bem com controladores baseados em teclas e pad, portanto, qualquer tipo serve. No Ableton Live, você pode usar o teclado do computador para inserir informações MIDI se não tiver um controlador.

O BPM do Chromatic sincronizará automaticamente com o tempo da sua sessão, mas você precisará selecionar manualmente a tonalidade da sua música. Se você estiver usando Chromatic como um iniciador de música, basta escolher qualquer tecla.

2. Explore cenários e efeitos

Em seguida, adicione alguns sons ao Chromatic usando a guia de navegação para visualizar os conjuntos. É aqui que você fará o download do conteúdo do Chromatic. A biblioteca está sempre em expansão, portanto, fique atento a novos lançamentos.

Pense em cenários e efeitos como categorias e instrumentos, mas esteja pronto para surpresas – Chromatic está cheio de sons únicos que nem sempre são baseados em um único tom instrumental.

3. Toque junto com sua faixa e inspire-se

Se você estiver interessado em uma alternativa para o fluxo de trabalho de copiar e colar com pacotes de amostra tradicionais, você verá imediatamente como usar um controlador MIDI para criar loops, batidas, batidas e melodias em tempo real e desbloquear a criatividade.

Explore cada tecla do teclado para ouvir tudo que um conjunto tem a oferecer e tente diferentes combinações para ver como os exemplos podem interagir.

Você pode tocar junto com o áudio existente que você gravou em sua DAW ou construir uma faixa inteira em torno do Chromatic. Cada som se encaixa automaticamente no andamento e tom que você escolheu, portanto, não há necessidade de ajustar manualmente o pitch ou o tempo. Múltiplas instâncias de Chromatic podem criar uma orquestra de sons de loop orgânico para qualquer gênero.

O novo plugin está disponível como parte da assinatura do All Access Pass do LANDR, que inclui masterização de IA, distribuição de sua música e muito mais. Saiba mais sobre o Chromatic aqui ou assista ao vídeo abaixo.

Its All About Groove!

Tags: , , , , , , ,