5 curiosidades DGTL – Conheça a história do festival que volta em nova roupagem

Tags: , , , ,
Por em 3 de dezembro, 2021 - 03/12/2021

Digital ou famoso DGTL é um festival holandês com conceito industrial que une arte, tecnologia e sustentabilidade. Esses pilares fazem a label ser uma das mais famosas do mundo quando se trata de conceitos de marketing e inovação.

O festival já tem a sua história registrada no Brasil, com uma chegada triunfal em 2017 e uma má administração em 2019 que deixou uma mancha no legado do festival para os brasileiros, porém, em 2022 a história será contada diferente, como nova roupagem e sob a administração e experiência dos produtores: Edu Serena, Edu Poppo e Silvio Conchon. 

Aproveitamos o momento para listar 5 curiosidades sobre o DGTL.

4 Pilares

Como citado na intro, o DGTL une pontos que fazem o seu diferencial, uma combinação entre música, arte, tecnologia e a sua filosofia mais revolucionária e utilizada por diversos festivais hoje, a sustentabilidade.

Quando o festival estreou, em 2017, aqui no Brasil essa união fez o sucesso do nome Digital, mas nada se compara com o que o festival carrega na sua história desde a Holanda fazendo os amantes do techno e house nunca esquecerem o nome DGTL.

Estilo industrial

O DGTL tem o conceito industrial onde quer que ele passe. No seu primeiro ano no Brasil, ele passou por uma fábrica com muita história. A Fábrica dos anos 50 era um gigantesco complexo de galpões que já abrigam diversos tipos de fábricas. Espaçoso, com uma arquitetura bruta e atmosfera industrial, era um lugar ideal para receber não apenas alguns dos melhores artistas do planeta como para exibir as instalações e projetos artísticos que faziam parte do festival.

Em 2018 ele passou por outra fábrica e em 2019 aconteceu no espaço do Mart Center São Paulo. Vamos ver qual local nos aguarda em 2022

Arte e tecnologia

Essas duas palavras são ordem dentro do festival. High-tech, um verdadeiro show de mapping e light design, a ambientação sempre é um show à parte dentro de cada palco: Modular, Frequency  e Generator.

As luzes fazem você se sentir no ano de 2050, com tecnologias ainda desconhecidas, instalações de artes são encontradas por toda a parte, não é à toa que o nome é DIGITAL!!

Performances

Acho que chegamos na parte da fantasia, esse é o toque de originalidade do festival. Em cada edição é preparado performances de artistas ao lado de cada palco o que traz magia, beleza e constrói a fantasia para um mundo diferente.

Sustentabilidade

Eu já citei essas curiosidades nos 4 pilares, mas volto a comentar aqui pela importância que isso tem para o festival. No festival original esse pilar é o que eleva o nome do evento, dentro de um mundo futurista é isso que o DGTL quer representar.

Um festival limpo, esse é o lema da festa. Eles acreditam que a produção carrega em si o compromisso da sustentabilidade. Por isso, cada um tem obrigatoriamente seu copo evitando o desperdício. O lixo é reciclável e a alimentação prioriza o vegetarianismo. É diversão sem culpa. Eles seguem firmes no objetivo de se tornarem um festival 100% sustentável.

Tags: , , , ,