O House cada vez mais forte no Mainstream?

Tags: , , , , , ,
Por em 16 de novembro, 2021 - 16/11/2021

Na década de 80, DJs e produtores musicais da cultura clubber underground de Chicago começaram um novo movimento musical. Nomes como Frankie Knuckles, Ron Hardy, Jesse Saunders e outros, trabalharam em novas produções que deram uma nova roupagem para a Disco, criando uma batida mais mecânica e linhas de baixo mais profundas. Foi assim que surgiram as primeiras faixas de House Music.

Embora muitos acharam que era algo passageiro, e até tentaram sabotar o crescimento do House, o estilo se tornou mais forte, se expandindo para outras cidades americanas e passando da fronteira do país, alcançando uma notável popularidade na Europa, mais precisamente em Londres. Mas não é só isso, a House Music serviu como base para que novos ritmos fossem criados como: Acid House, Deep House, Electro House, Progressive House e o mais recente  Tech House.

Olhando para o cenário atual podemos dizer que o House está cada vez mais forte no Mainstream? Apesar do estilo ter sido criado da subcultura de Chicago o estilo se tornou febre musical, sempre ali flertando com o Mainstream, prova disso é o impacto do House na música pop, nomes como Janet Jackson, Madonna e Kylie Minogue incorporou seus elementos em muitas de suas canções. 

Até hoje o House se mantém no Holofote da música eletrônica. Assim como seus criadores importantes, os novos nomes dessa cultura também são tão relevantes quanto, desempenhando um importante papel na disseminação da cultura pop musical. 

Desses novos nomes podemos citar Vintage Culture e Fisher. O brasileiro Lukas Ruiz, conhecido com Vintage Culture, teve um crescimento rápido no mercado, suas versões de Bete Balanço, de Cazuza, ou Another Brick In The Wall, de Pink Floyd, levam o House e suas sub-vertentes para a massa em geral, dessa forma aproxima o House para a cultura comum. Já o australiano Fisher, fez sucesso no mundo todo com o Tech-House e House, aproximando cada vez mais o House no Mainstream.

Além desses dois, também podemos citar o trabalho feito pela Defected Records. Essa é uma das maiores gravadoras de todos os tempos, atuando há mais de 20 anos em muitos lançamentos de House Music, tendo em seu catálogo alguns dos maiores hits do gênero. Um de seus lemas é “House Music All Life Long”.

Então olhando para a história do House e no trabalho desses três, que citamos acima, fica fácil de perceber porque o House se tornou mais cultural e menos escondido.

Tags: , , , , , ,