A empresa britânica de venda de ingressos DICE anunciou a aquisição da Boiler Room, o valor da compra não foi informado. Fundada em 2014, a DICE passou a apoiar mais de 6.400 artistas, vendendo ingressos para shows em 147 países diferentes, recentemente garantiu US $ 122 milhões em financiamento de um fundo privado que investe em start-ups de tecnologia.
Já a história da Boiler Room começou há mais de uma década no Reino Unido, “com uma webcam colada na parede”, a plataforma construiu um arquivo com mais de 8.000 apresentações, de mais de 5.000 artistas em 200 cidades.
Ao anunciar a parceria, Phil Hutcheon, fundador e CEO da DICE, disse: “Sou fã da Boiler Room há anos e eles são líderes mundiais em trazer experiências incríveis para os fãs. Blaise (Belville, CEO da Boiler Room) e eu discutimos por mais de um ano como apoiar melhor os artistas e quanto mais falávamos, mais entusiasmados ficávamos em trabalhar juntos. A combinação da Boiler Room com a distribuição e tecnologia da DICE cria oportunidades substanciais em um modelo sustentável, transparente e justo. “
Blaise Belville, fundador e CEO da Boiler Room, comentou: “Minha experiência ao conversar com Phil foi inspiradora e ele imediatamente reconheceu como a Boiler Room é importante e quanto potencial temos. Acredito profundamente que a melhor maneira de a Boiler Room evoluir é fazendo parceria com uma empresa que valoriza o que somos hoje e fornece as ferramentas de que precisamos para crescer no futuro – nós jogamos com nossos pontos fortes e eles com os deles. A crença da DICE em nos ‘dar força’, mas permitindo que a Boiler Room continue tendo sua própria entidade independente, tudo isso nos permitirá entrar em uma nova era e ser a melhor versão de nós mesmos. “
Ainda segundo o comunicado: “As duas plataformas trabalharão juntas para oferecer as melhores experiências aos fãs”, além de aprimorar a oferta do Boiler Room e gerar receita adicional para artistas, detentores de direitos, coletivos, festivais e clubes – fornecendo as ferramentas e soluções para ajudar parceiros e criadores a prosperar no ecossistema musical desafiador e em constante mudança.”
Essa aquisição supostamente permitirá que a Boiler Room continue conduzindo suas iniciativas principais e continue pagando a todos os artistas pela transmissão.
Recentemente a Boiler Room se envolveu em uma polêmica no Twitter, quando o usuário @SecretDJBook acusou a empresa por receber ajuda do governo do Reino Unido e continuar sem pagar pela participação dos artistas nas transmissões da plataforma. A Boiler Room respondeu que, embora costumavam pedir aos artistas que apresentassem suas transmissões ao vivo de graça, eles acabaram com essa prática em junho de 2020 e continuarão a pagar aos artistas por transmissões ao vivo e eventos com ingressos desde então.
Boiler Room has always paid artists for branded or ticketed events, and as of June 2020 pays artists for all non commercial shows too. No artists have played Boiler Room for free since then, and all artists will continue to be paid going forward.
— BOILER ROOM (@boilerroomtv) October 19, 2020