Você conhece o Miami Bass? Saiba mais sobre o estilo que influenciou o novo EP da Tropical Beats

Por em 20 de setembro, 2021 - 20/09/2021

O EP “Precious Time”, produzido por Afternude e Lisboa, é o mais novo lançamento da Tropical Beats. Com estreia para 17 de setembro, o EP conta com 4 faixas e participações pra lá de especiais, visto que Bruce Leroys, Cherry, Luthier e Korvo são amigos de longa data dos produtores. Os cariocas se uniram para reinventar a música eletrônica e em busca de novas ideias, encontraram inspiração no Miami Bass.

O Miami Bass ou booty bass, como também era conhecido na cidade, nasceu do Hip-Hop e Electro, nos anos 80 e 90. As batidas da Roland TR-808, samples, sintetizadores fortes e, na época, letras explícitas marcaram o estilo musical. E, assim como as cabeças pensantes por trás do EP, a vertente fez muito sucesso em terras cariocas, além de EUA e outros lugares da América Latina.

Segundo a revista Rolling Stone, o primeiro hit do gênero foi “Cars With the Boom”, da dupla L’Trimm, composta por Lady Tigra e Bunny D, na época adolescentes da Flórida. A música faz parte, inclusive, do prestigiado ranking da revista das ‘100 melhores músicas de Hip-Hop de todos os tempos’. Outros artistas que fizeram sucesso nas paradas foram 95 South com “Whoot! (There is It) e 2 Live Crew com “Get Loose”. 

A vertente nunca se consolidou no mainstream, mas se tornou um pilar de inspiração para a música eletrônica moderna. Como exemplo, logo no começo da track que leva o nome do EP “Precious Time” e no remix de “Rowdy”, pelo Korvo, é possível perceber o bass pulsante da TR-808. Bem como na original mix de “Rowdy” os sintetizadores se destacam, evidenciando a influência do Miami Bass na produção dos conterrâneos Afternude, Lisboa e Luthier. 

* Escrito por Laura Stetner