Filmes, jogos e música eletrônica: Cris d. relembra trilhas sonoras que marcaram época

Tags: , , , , ,
Por em 23 de setembro, 2021 - 23/09/2021

O que seriam dos clássicos do cinema sem uma boa trilha sonora? O mesmo vale para jogos eletrônicos que marcaram o universo dos consoles e que eternizaram-se sob o embalo de músicas emblemáticas. 

Longas metragens como Berlin Calling, que traz uma imponente trilha de Paul Kalkbrenner, e jogos como o campeão de vendas Grand Theft Auto recheado de músicas assinadas por grandes mestres da música eletrônica mundial, além do mais novo CyberPunk 2077

O DJ e produtor musical gaúcho Cris d. é um daqueles artistas apaixonados por filmes e jogos eletrônicos. Ele que é residente do Muinho Farroupilha e da Minimo Music, uma das mentes por trás do projeto Beat On Me, possui uma pesquisa musical curiosa por novas sonoridades e está sempre de ouvidos bem abertos para faixas que conectam esses dois mundos. 

Revelando um pouco do que ele carrega em sua bagagem musical, Cris d. traz uma lista de faixas que marcaram alguns clássicos do cinema mundial e da história dos jogos eletrônicos:

Filmes

Tron: O Legado

Um dos filmes que mais demorou fazer uma sequência, vem com a premissa fantástica e trouxe cenas ótimas, mas o que marca o filme é a trilha sonora que conta com uma cena exclusiva com nada menos que a lenda Daft Punk. O filme para qualquer amante da música eletrônica vai amar, mas essa cena é única. 

Mortal Kombat

Pare e pense, você deve ter assistido o live action de Mortal Kombat não é não? A clássica música tema do game foi para as telas nos dois filmes que adaptaram a história. Nostalgia total acompanhou uma trilha bem fiel ao jogo.

Batman: The Dark Knight 

Lembrar de Hans Zimmer é facil, mas poucos sabem que a parceria que começou entre ele e Nolan (diretor de Interestelar) começou aqui, chamado para produzir a trilogia de Batman, nos apresentou algo único e marcado por muitos o melhor filme de super herói com uma trilha impecável.

Matrix: Reloaded

Matrix foi uma revolução no cinema, mostrou diversos recursos e ideias visuais que são usadas até hoje em outros filmes, porém, a trilha sonora é carregada de elementos da música eletrônica, vale destacar a cena grandiosa na festa da última cidade de humanos no mundo! 

X-men Apocalipse (sweet dreams) 

Algumas cenas só fazem sentido quando a música certa é escolhida, corre e veja a cena do Pietro correndo ao som de Sweet Dreams, única coisa que vou dizer! 

Jogos

Contra (Nes)

Se você já teve aqueles games que imitam, ou oficial, ou até já ouviu falar desse jogo, sabe que ele é totalmente carregado de sons de sintetizadores frenéticos e tiro rolando solto. Foi um dos primeiros games que conseguiu “virar” e lembro muito de jogar com o som super alto na TV.

Zelda 

Zelda é para muitos um clássico, rico em detalhes e missões muito lindas, mas o que esquecem que a trilha é totalmente envolvente, desde a abertura até as cenas da história, eu sempre curti, já usei samplers em músicas.

Assassins creed 2

Outra franquia conhecida dos games, essa se passa durante o renascimento na Itália e somos presenteados com uma trilha rica em detalhes e chega a ser suave em alguns momentos com traços fortes da música eletrônica.

Super Bomberman Área 1 

Na mesma pegada de Contra, fez parte de games oficiais e de “paralelos”, correr em diversos mapas com uma sonora de sintetizadores e até drums machines em algumas partes me fez pensar que não poderia deixar de colocar na lista.

GTA 5

Eu realmente preciso falar sobre GTA 5? Não né! (risos) revolução nos games e em trilha, só me faz pensar o quanto o contato da música pode vir de diversas premissas, por mais que a moral do jogo as vezes é causar o caos na cidade, nada melhor que acompanhado de uma boa trilha não é?

Tags: , , , , ,