Das pistas para o digital: conheça a história da haus.it

Por em 27 de agosto, 2021 - 27/08/2021

Projeto de house music começou na Birosca, em Brasília, e precisou se adaptar com podcasts durante a pandemia

O underground brasileiro contou na última década com uma efervescência de núcleos/coletivos de festas independentes que fizeram bastante sucesso a partir de ocupação de espaços públicos e/ou inusitados, como museus e fábricas desativadas em zonas industriais das grandes cidades. Uma delas é a haus.it, label party fundada em Brasília pelo DJ, produtor e instrumentista carioca Pedro Verano.

Morando na cidade desde 2009, Verano inspirou-se pelo trabalho de diversos produtores de eventos da região, como os seus grandes amigos Kaká Guimarães e Igor Albuquerque, que tocam festas como a Balada em Tempos de Crise e a Traxx. Apostando em mostrar toda a diversidade presente na house music e algumas de suas vertentes (como disco, deep, tech e progressive), a haus.it estreou em agosto de 2019, na Birosca, bar que fica localizado na Praça Central do Conic — famoso ponto de efervescência cultural, underground e urbana da capital.

De lá pra cá, nomes como Oblongui, Brooks (BR), Nimic e Dai Monteiro (que, infelizmente, perdeu a vida em 2020) juntaram-se a Verano nos lineups de duas edições oficiais e uma festa especial de Carnaval — a CarnaRave —, até a sequência ser, naturalmente, interrompida pela pandemia. A partir de então, a solução encontrada foi manter o projeto ativo virtualmente, através de uma série de podcasts semanais, com a parceria do espanhol Guto Fernandez, um dos sócios da gravadora Tree Sixty One junto de Verano e Gustavo Fk

CarnaRave 2020

Pelo podcast da haus.it, passou uma mescla de artistas mais experientes com DJs mais novos, com foco nas cenas de Brasília e de Barcelona. Benjamin Ferreira, Quimm Campbell, Masters on Vacation, Carlos Ferrari, Cezar Dantas, From House To Disco, Isa49 e Jazz K são alguns exemplos. No último dia 13, saiu o set #50, feito pelo 3ilha, trio fundado recentemente por Pedro Verano com Gustavo Fk e Kaká Guimarães.

E para celebrar os dois anos de vida do núcleo, rolou festão virtual no último sábado (21), com 24 horas de música nonstop comandada por três DJs de Brasília — Brooks, Oblongui e Camila Jun — e três de Barcelona: Simon Boulind, Pepa Ibañez e o próprio Guto Fernandez. A ideia é também fortalecer o recém-lançado canal da haus.it no YouTube, pelo qual Verano e Guto acreditam que conseguirão ampliar seu alcance de público. 

Para o futuro, a turma está esperançosa com o avanço da vacinação e pela tão aguardada volta das pistas de dança no mundo real. Um dos projetos para isso, inclusive, é a promoção de um concurso de dança, que irá incluir o professor Samu Oliveira e dois dançarinos da própria haus.it, e ainda promete premiação em dinheiro para os vencedores.