Dos samples ao orgânico: a jornada de Folamour na House Music

Tags: , , , ,
Por em 19 de julho, 2021 - 19/07/2021

Com grooves pesados e vibrantes, Folamour é um dos DJs undergrounds mais hypados do momento. Com seus épicos sets ao vivo, ele combina um pouco de tudo como hip hop, House music, disco e sucessos clássicos do pop, oferecendo uma energia e aura pulsantes, com um ethos deliberado muito claro de fazer as pessoas sorrirem.

Quando criança ele tocava guitarra e bateria o que o levou a querer ser um astro do rock, talvez ele tenha conquistado esse sonho por um breve período. Quando adolescente ele tocou por um tempo em uma banda de heavy metal e outra de reggae, porém ficou doente tendo que ficar de cama por dois meses e o que ele fez? Para aliviar o tédio, ele baixou o Ableton e aprendeu a produzir sozinho.

Essa breve história mostra o que seria o futuro de Folamour, hoje produtor e chefe do selo  FHUOO, mostra em seus trabalhos toda sua bagagem em um house particularmente alegre. Em seu álbum de estreia ‘Umami’ trouxe uma coleção maravilhosa de produções baseadas em samples com propensão para levar o ouvinte em jornadas cheias de êxtase, neste caso dentro dos parâmetros de loops e riffs habilmente picados.

Seu segundo álbum ‘Ordinary Drugs‘ apresentou um estilo mais sofisticado e alegre de produção, evoluiu sua abordagem e construindo um apreciação pela proeza e talento por trás do apelido Folamour.

Com isolamento advindo com a pandemia, o produtor aproveitou para evoluir suas produções e sentiu que a única maneira de expressar o tumulto dos últimos três anos de turnê era compor ‘The Journey’, um álbum suave e contemplativo que se afasta dos ritmos puros do house, deixando de lado samples ou instrumentos e plugins de produção para criar todos os elementos das faixas de forma orgânica, desde as letras até a bateria ou voz.

Esse é o terceiro álbum do produtor, Com participações de SG Lewis , vocalista e ex-baterista do Orange Juice Zeke Manyika e a cantora Tertia May, ‘The Journey’ tem 12 faixas sendo uma dos vocais do próprio Folamour, mostrando que esse é um trabalho que veio para marcar seu novo momento na dance music.

O novo álbum de Folamour ‘The Journey’  está disponível aqui

Tags: , , , ,