Relatório da IMS mostra queda de 54% na indústria global da música eletrônica

Tags: , , , ,
Por em 4 de julho, 2021 - 04/07/2021

Um estudo aprofundado da IMS, em parceria com Pioneer DJ e Billboard, revelou o quanto a pandemia atingiu o mercado de música eletrônica. Depois de quase dez anos de crescimento, a indústria global viu seu valor cair 54% , o valor hoje da indústria é de US $ 3,4 bilhões, perdendo para os US $ 7,3 bilhões de 2019.

 “A pandemia reduziu temporariamente nossa indústria a um tamanho visto pela última vez há mais de uma década”, informou o IMS Business Relatório 2021.

 O impacto dos bloqueios na música ao vivo foi o fator de maior peso. Com mais de 200 festivais de música em todo o mundo cancelados ou adiados, festivais e clubes perderam US $ 3,4 bilhões em valor – uma queda anual de 78% em relação a 2019 – disse o relatório. Os ganhos dos artistas, por sua vez, devem despencar 68%. Outro fator que contribuiu foi o declínio da relevância dance music.

As receitas de música eletrônica foi US $ 1 bilhão no ano passado, caindo ligeiramente para 11% nos Estados Unidos. Além disso, a participação de artistas eletrônicos no Top 200 do Spotify caiu de forma constante ao longo do tempo em 16 dos 18 países, de acordo com o estudo.

Apesar desses números sombrios, o relatório apontou vários motivos para otimismo. Além dos eventos virtuais, mais oportunidades para artistas estão aumentando à medida que a moda e a música eletrônica convergem cada vez mais. O relatório apontou trabalhos de grandes gravadora para marcas como Louis Vuitton, Prada e Chanel estão cada vez em alta, além de produção de trilhas sonoras e comerciais.

A educação também está se tornando um novo fluxo de receita à medida que os artistas ensinam habilidades em plataformas como MasterClass e Aulart. Outra nova área de crescimento é o mercado de NFT. Espantosos 76% de todos os US $ 50,2 milhões de NFTs musicais vendidos no ano passado foram cunhados por artistas eletrônicos. No início deste ano, a pesquisadora Cherie Hu publicou um documento descrevendo como 150 artistas ganharam US $ 55,7 milhões com NFTs entre junho e abril do ano passado. A indústria de software e hardware para DJs cresceu à medida que mais DJs tocavam (e transmitiam) em casa.

O valor do setor saltou 23% no ano para atingir um recorde. O relatório projeta a recuperação de festivais e clubes à medida que os eventos são gradualmente retomados em vários países. O valor dos ingressos para o festival vendidos entre março a maio deste ano é 123% maior em comparação com o mesmo período em 2020. No geral, o relatório estima que a indústria global de música eletrônica se recuperará das perdas de 75% em 2020 para um crescimento de 145-160% em 2021/22. Para mais dados, baixe o relatório completo aqui.

Site: IMS Business Report 2021

Tags: , , , ,