A Ableton está lançando o Live 11 Lite, a versão abreviada do Live que adiciona vários recursos colocados em fevereiro na grande atualização para a versão completa, introduzida em seus modelos Standard e Suite.
Esta é uma atualização gratuita que inclui um número significativo de recursos, incluindo suporte de hardware e controle MPE com edição de pitch, slide e parâmetros de pressão em cada nota.
Novos dispositivos também foram adicionados, como phaser-flanger para efeitos de modulação clássicos (incluindo modo doubler), limitador e saturador com waveshaping. Alguns recursos também foram expandidos, como a capacidade de criar agora até 16 cenas na visualização da sessão.
A biblioteca da versão Lite também cresceu, com novos sons, kits de bateria, racks, grooves, loops e clipes MIDI. Os racks, o sistema de ações também foram aprimorados e outros dispositivos como Redux e Chorus-Ensemble foram atualizados.
Live Lite suporta VST e AU, permite operação com até 8 trilhas de áudio e MIDI, sincronização com hardware MIDI, integra algoritmos de timestretching, permite até 2 trilhas de envio e retorno e traz consigo vários instrumentos como Drum Rack, Impulse, Instrument Rack, junto com inúmeros efeitos que vão desde compressor e equalizador, até reverb, passando por repetição de batida, filtro, erosão, entre outros já mencionados.
Ableton Live 11 Lite é uma atualização gratuita para todos os usuários registrados desta versão, que está incluída gratuitamente em uma ampla variedade de hardware de música. Ele funciona no Windows e no macOS.Mais informações em Ableton.