“Era profundo, emocionante, era techno, era disco…”, assim começa um dos programas mais antigos de rádio, o Essential Mix. Eu como fã de rádio não posso deixar de trazer um pouco sobre a história desse programa, que com certeza influenciou muitos DJs.
A primeira transmissão do Essential Mix aconteceu em 30 de outubro de 1993, pela BBC Radio 1 e rapidamente foi estabelecendo uma forte reputação dentro da dance music, ganhando prestígio no Reino Unido e internacionalmente.
A ideia original surgiu com Eddie Gordon, produtor do programa entre 1993 a 2001. Ele recebia mixagens semanais do DJ Tony Humphries e Frankie Knuckles em fitas cassete de 2 horas no inicio dos anos 90, isso o fez pensar que ter um show semanal com diferentes estilos musicais ofereceria mais variedade e a chance para o florescimento da cena dance music do Reino Unido.
Mas o grande responsável pela construção do programa foi Pete Tong que começou a trabalhar na Radio1 em 1991. O DJ está a frente da supervisão do programa desde a sua estreia e foi o primeiro artista a ser transmitido no programa. Tong conta em uma entrevista para Rolling Stone que em uma viagem para Nova York foi influenciado pelo mixs shows que eram transmitidos pelas estações de rádios da cidades, quando voltou para Londres levou a ideia de fazer um Mix Serie para representar a cultura na Radio 1, o que bateu diretamente com a ideia de Eddie Gordon, convencendo a Radio criar o Essential Mix On Air.

“Eu sempre voltava ao Reino Unido dizendo: “Devíamos fazer isso”. Durante toda a era rave, as pessoas sempre vinham à cabine do DJ pedindo gravações dos sets. Então, eu estava repreendendo a administração que deveríamos ter um programa como esse na Radio 1 e representar a cultura e o movimento de uma forma ainda melhor do que já estava fazendo no meu programa que já vinha acontecendo há alguns anos.” Pete Tong
O enorme sucesso e originalidade do Essential Mix foi resultado da política musical do programa, que apesar da inspiração em rádios e mix americanos criou suas próprias características que ecoam em várias gerações. Um dos diferenciais da rádio é a união de gêneros musicais, não existindo diferença entre o underground e o mainstream, o principal é a música. O Essential Mix é praticamente um documentário musical, com inúmeras apresentações históricas, entre as mais marcantes estão selecionadas: Daft Punk, Ricardo Villalobos e Frankie Knuckles
Também muitos brasileiros já passaram por esta longa lista, entre os destaques podemos citar os shows de ANNA, Marky, Gui Boratto e Vintage Culture.
O radioshow tem sido usado como uma plataforma para os artistas mostrarem seus talentos e para alguns, é visto como um grande impulso para suas carreiras. O sucesso do programa vem das 2 horas ininterruptas de set, o que fez o programa ser conhecido como uma “jornada musical”. A ausência de qualquer tipo de propaganda durante as apresentações fez com que o show se tornasse líder em shows de rádio em todo o mundo.
Outro diferencial da rádio são as transmissões ao vivo em clubes e festivais (antes da pandemia) principalmente durante o verão na Europa. A história com as transmissões começaram em festas do Reino Unido e se expandiu para Ibiza, onde rola transmissões todo verão em toda ilha.

Outros países já receberão as transmissões ao vivo do programa como Austrália, Estados Unidos e África do Sul. Uma das mais marcante e gigantescas foi a transmissão simultânea de três clubes em 1997 e 1998 com o DJ Pete Tong no Ministry Of Sound , em Londres. DJ Todd Terry na Nynex Arena em Manchester , Reino Unido, terminando com o DJ Eddie Baez em Manhattan , Nova York.
Ao longo dos seus mais de 25 anos de história, o Essential Mix já apresenta uma verdadeira coletânea de artistas, podendo facilmente ser chamado de museu musical e com certeza este acervo crescerá ainda mais levando histórias para várias gerações.