Quem é Sven Marquardt, o famoso segurança do Berghain?

Tags: , , , ,
Por em 6 de junho, 2021 - 06/06/2021

O clube Berghain é um dos mais conhecidos do mundo, ocupa o prédio de uma central de energia elétrica desativada, que pertencia à antiga Berlim Oriental, na divisa dos distritos de Kreuzberg, do lado oeste do antigo Muro, e de Friedrichshain, do lado leste. 

Seu nome vem da junção das últimas sílabas dos dois distritos: Kreuzberg e Friedrichshain. O prédio de 20 metros de altura abriga três pistas: os dark rooms no primeiro andar, a pista principal com capacidade para 1500 pessoas no segundo andar e o Panorama Bar que fica no terceiro andar.

Aberta de sexta-feira à noite até segunda-feira de manhã, a casa se transformou em um templo para os amantes do techno, com seu line-up invejável e seu sistema de som excepcional. 

Aposto que quando você pensa em ir ao Berghain, a primeira coisa que vem a sua cabeça é “será que vou conseguir entrar no clube?”. Isso porque o clube possui uma política de entrada bem misteriosa e seletiva e apenas aqueles que contribuem para o clima certo da festa são autorizados a entrar.

Mas quem decide quem entra e quem não entra? Essa seria a função de Sven Marquardt, responsável pela segurança do clube desde que o local foi inaugurado em 2004.

Nascido em Berlim Oriental um ano após a construção do Muro de Berlim, Sven Marquardt passou grande parte da sua infância com seus avós, donos de uma pequena padaria. Ele já foi um dos jovens fotógrafos mais promissores de Berlim Oriental. Essa paixão pela fotografia começou no início dos anos 80 quando começou a fotografar as pessoas da cena punk e new wave que estava surgindo no bairro Prenzlauer Berg em Berlim Oriental.

Seu trabalho foi descoberto pela mãe de um amigo, a fotógrafa Helga Paris. Ela se tornou sua mentora ao longo dos anos oitenta. Sven Marquardt exibiu suas fotos em galerias da Alemanha Oriental e trabalhava na revista  Sibylle.

Após a queda do Muro de Berlim perdeu seu emprego como fotógrafo e acabou tendo que largar sua câmera por mais de uma década. Após isso começou a trabalhar como vendedor em uma loja de sapatos.

Nessa época seu irmão mais novo, Oliver, estava se destacando como DJ e produtor de eventos na cena eletrônica de Berlim. Foi em um dos eventos organizado por seu irmão que Sven Marquardt começou a trabalhar como segurança. Desde então, começou a trabalhar regularmente nessa função e acabou trabalhando na festa Ostgut, que era realizada na usina de energia até virar o Berghain.

Passado os anos Sven Marquardt voltou com sua paixão pela fotografia e acabou lançando os livros Heiland (2011), Wild Verschlossen (2015) e sua biografia intitulada Die Nacht ist Leben lançada em 2014.

Seu estilo de foto segue igual até hoje, com foco em retratos e uma linguagem visual clássica, analógica, geralmente preto e branco e apenas com a luz do dia. Essa combinação levou a trabalhar com marcas como Hugo Boss e Levi’s.

Abaixo selecionamos alguns de seus trabalhos para você conhecer

Tags: , , , ,