Uma mistura de atmosferas orgânicas provenientes do Rock n Roll, Pós Punk e até mesmo do Indie, com as estéticas da eletrônica contemporânea. O Indie Dance é uma vertente que abraça diversos gêneros em suas raízes, e traça uma configuração peculiar para a pista de dança, que difere tanto das verves do Techno, como também dos grooves do House.
Com espectros retro-futuristas, ou até mesmo vestindo uma roupagem nitidamente nostálgica marcada pelas sonoridades oitentistas em sua maioria, nomes como Gerd Janson, Simple Simmetry e Red Axes, vem encabeçando a representatividade do gênero, bem como os trabalhos que emergem do underground sob o comando de Manfredas, Ivan Smagghe e Iñigo Vontier, refletem a diversidade de matizes estéticas compreendidas dentro do Indie Dance.
No Brasil, alguns players seguem representando o gênero, seja através de faixas originais como de Sphynx, Mau Maioli e Vini Pistori ou através de ótimos edits que trazem a luz da estética, objetivo da nossa lista que trouxemos hoje aqui para você conhecer.
Confira 5 edits de Indie Dance e suas diferentes subvertentes — sendo quatro deles produzidos por artistas nacionais — que você precisa conhecer:
AFFKT – BAC (Leo Diniz (BR) Unofficial Remix)
Leo Diniz, é conhecido pela sua alçada versátil dentro das múltiplas estéticas eletrônicas que vão do Progressive House ao Indie Dance. Em seu mais novo edit, Diniz entrega uma roupagem retro-futurista, com peso e potência à faixa Bac de AFFKT, que originalmente já integra as esferas do Indie Dance, porém através da releitura veste bass sequenciados e atmosferas elucidativas com doses adicionais de intensidade.
Gabto – Caravana (Amigos do Cairo Dub) [Gop Tun]
Um clássico de Friends of Mister Cairo, recebe uma nova roupagem para as pistas através das mãos de Gabto. Embarcando em uma atmosfera oriental enigmática, a faixa traz a junção de elementos orgânicos com sólidas batidas sintéticas, capazes de romper as estruturas das pistas de dança.
Before The Sunrise (Vini Pistori Edit)
Quem escuta a faixa original da dupla alemã Joy Wellboy, não imagina que Before The Sunrise poderia ser tocada nas pistas de dança e vestir uma roupagem voltada para o Indie Dance. E foi mergulhando nas batidas oitentistas, que Vini Pistori trouxe para a verve moderna e ao mesmo tempo nostálgica, a faixa originalmente lançada em 2013.
Freak (Hotaru Edit)
Se você ainda não conhece Hotaru, vai ficar surpreso quando souber que a identidade misteriosa pertence ao projeto paralelo de Márcio Vermelho. Contando com uma série de ótimos edits que cruzam as esferas do Minimal Wave, Synth Pop e Italo Disco, Hotaru traz uma nova roupagem à Freak, preservando a essência original da faixa que carrega a raiz do Indie Dance que conhecemos hoje, mas que muitos ainda conhecem como New Beat.
Lifelike vs Alex Rossi – Italo Amore (Musumeci Edit)
Musumeci é um dos grandes nomes da atualidade quando falamos na estética Indie. Essa faixa em específico faz parte da compilação da Future Disco, batizada de Visions Of Love, que traz ainda outras 20 tracks especiais. Musumeci inclui os vocais de Alex Rossi para deixar ela ainda mais caliente e ‘romântica’ do que a original: