O que as agências de bookings fazem por um artista?

Tags: , , , , , ,
Por em 28 de maio, 2021 - 28/05/2021

Todo DJ, em algum momento da carreira, deve ter passado por este questionamento: será que vale a pena entrar em uma agência de bookings? Existem diversas maneiras de responder a essa pergunta, e não há apenas uma resposta certa. A mais precisa, provavelmente, seria: depende. Depende muito da agência, de quem você é, em que patamar se encontra e aonde quer chegar.

Mas via de regra, se você quer se profissionalizar, eventualmente vai precisar de uma boa agência lhe dando o suporte profissional, para que você possa focar em fazer a sua arte. Seguem abaixo sete itens que mostram como as agências são importantes para os artistas, a partir da visão de Fernando Moreno, da SmartBiz, que já soma 20 anos de mercado.

No casting da marca, estão presentes medalhões nacionais como Anderson Noise, DJ Mau Mau, Gezender, DJ Magal e Renato Cohen, além de representar na América Latina nomes internacionais a exemplo de Christian Smith (SWE), Miss Kittin (FR), Laurent Garnier (FR), Stephan Bodzin (DE) e Vitalic (FR).

Agora entenda melhor como uma agência pode somar no seu profile:

Credibilidade e valorização no mercado

Não tem muito mistério. Entrando em uma agência — boa, que queira crescer junto com você  —, sua imagem passa a estar vinculada a ela, e vice-versa. Por isso, saber escolher a empresa certa para o momento certo é crucial. Tem que haver sinergia. Se você ainda não tem um nome muito expressivo e consegue ser abrigado por uma agência que já tem uma imagem positiva e trabalha com nomes importantes, você passa a pegar emprestada a sua credibilidade e valorização.

Capilaridade

A não ser que estejamos falando de uma agência ainda muito nova, normalmente você entrará em um grupo que possui uma rede de contatos importante, à qual você dificilmente teria acesso por conta própria. Assim, você consegue expandir o seu network, ser inserido em novos mercados e alcançar uma circulação maior, conseguindo gigs em lugares diversos.

Foco no que realmente importa

Como foi dito na introdução deste artigo, ter que ser DJ, produtor, empresário, manager e booker da própria carreira costuma ser ingrato. Você precisa se especializar em diversas áreas e acaba acumulando muito trabalho. Tendo especialistas cuidando da parte administrativa e de logística para você, por outro lado, libera seu foco para o que você realmente sabe e precisa fazer: criar e masterizar a sua arte.

Promoção

Outra parte muito importante da carreira artística diz respeito ao gerenciamento de redes sociais e promoção dos eventos, bem como a divulgação e distribuição de horários desses eventos. Alguns podem até ter aptidão e boa gestão de tempo, mas via de regra, ter que administrar tudo isso e se preocupar com cada detalhe de logística costuma ser pesado e complicado demais para uma só pessoa. Deixe com os especialistas.

Contratos

Não podemos esquecer também de outras burocracias que envolvem a profissão. Negociação/readequação de cachês, garantia de segurança no recebimento, checagem do cumprimento do ride técnico… esses também são pontos que costumam sobrecarregar e bagunçar a rotina dos artistas. Com uma agência de qualidade por trás, você pode se tranquilizar em relação a todas essas questões, sabendo que há profissionais responsáveis desenhando bons contratos para solucionar os seus problemas e garantir o melhor negócio para você.

Acesso à imprensa

Parte importante da consolidação de sua persona artística passa por um setor vital: a imprensa especializada. Quando você já tem um currículo relevante e passa a conquistar feitos notáveis, ou construir caminhos e histórias com potencial de despertar o interesse público, você está pronto para sair na mídia. Boas agências podem servir como elo entre a sua história e os veículos de comunicação.

Gestão de carreira

Muitos artistas contratam profissionais apenas para ajudarem com essas questões mencionadas acima e conseguir novas gigs. Mas é extremamente recomendado que, além de tudo isso, você também contrate managers para ajudarem a desenvolver a sua identidade artística e um projeto complexo de carreira que defina metas e objetivos, a curto, médio e longo prazo. Ter esse tipo de profissional por trás é fundamental, e grande parte das agências também oferecem o serviço.

*Vale lembrar que, normalmente, não é o artista que procura a agência de bookings, mas justamente o contrário. O que você precisa fazer para ser notado é estar em evidência, com certa consistência, desenvolvendo um bom trabalho e buscando direcionar holofotes para seu perfil artístico, assim, os ‘curadores’ podem enxergá-lo como um artista com potencial para integrar o time.

Tags: , , , , , ,