Músico que ajudou a criar o clássico “One More Time” do Daft Punk, nunca recebeu sua parte pela autoria do sample

Tags: , , , , ,
Por em 16 de maio, 2021 - 16/05/2021

Sem teto e sem dinheiro, após um derrame, o músico Eddie Johns vive na rua há anos e nunca viu a cor do dinheiro do sample que produziu.

De acordo com o Los Angeles Times, seu assistente social descobriu que o famoso sample da música francesa vinha de uma música de Eddie Johns. Apesar disso, ele não aparece nos créditos, o que pareceu muito estranho. Os direitos da gravação são propriedade da GM Musipro, uma editora e gravadora francesa, especialista em releitura de discos vintage franceses.

Daft Punk licenciou oficialmente a faixa em seu lançamento em 2000, e vem desde então pagando os royalties duas vezes por ano para a GM Musipro.

Os representantes da gravadora GM Musipro declararam:

“Não tivemos notícias de Johns desde o dia em que adquirimos em 1995 um catálogo de outra gravadora que apresentava este título. Tentamos fazer pesquisas sobre ele, mas sem resultado. De nossa parte, vamos estudar seu arquivo e fazer as contas a seu favor. Responderemos imediatamente a ele sobre o assunto, ao mesmo tempo em que informaremos de seus direitos”.

Em 1979, quando tinha 28 anos, Johns lançou um álbum, ” More Spell on You “, com uma faixa-título do disco que ele gravou em Paris e lançou na Europa. Hoje Alyssa Cash cuida do seu caso na justiça e está ajudando o artista a se reencontrar com sua arte e a tecnologia.

“Eu ajudo Eddie a usar o computador às vezes, ele me mostrou um pouco de sua música. Ele me mostrou a capa do álbum, quando eu encontrei este vídeo falando sobre como foi sampleado por Daft Punk  foi como se uma lâmpada tivesse se acendido. Esse é Eddie, essa é a música dele”, conta Alyssa Cash

A esse respeito do assunto, o próprio Johns declarou:

 “Só espero conseguir algum dinheiro, sabe? Eu gostaria de ter algo para dar à minha filha”.

Veja a reportagem completa do caso no Los Angeles Times

Tags: , , , , ,