A África do Sul viveu um longo período sobre as injustas leis do Apartheid, um regime de segregação racial implementado em 1948. Criada então pelo primeiro ministro da época, a nova legislação separava os habitantes em grupos raciais. O Apartheid chegou ao fim somente em 1994, mas durante esse período trouxe violência e um significativo movimento de resistência do povo.
Com o fim do Apartheid a House Music começou a se espalhar pelo país africano e estava em toda a parte, na rádio, TV, taxi, supermercados. Esse estilo foi a trilha sonora para a liberdade.
Em 1998, a gravadora House Afrika lançou a compilação “Frash House Flava”, o lançamento contava com 12 faixas e rapidamente chegou nas paradas de sucesso do país, recebeu disco de platina no primeiro dia do lançamento. Esse lançamento mudou o panorama da House Music na África do Sul e inspirou os produtores africanos a começar a criar seu próprio som. Assim começava a nascer o Afro House, um gênero que tem como características a mistura das batidas e ritmos do House com elementos da cultura do país africano.
As raízes do Afro House estarão sempre na África do Sul, mas ela rompeu as fronteiras da geografia sendo apreciada em todo o mundo. Um dos responsáveis pela popularização do estilo foi o DJ e produtor Black Coffee, em grande parte devido ao sucesso da sua faixa “Superman”, que conta com vocais da sul-africana Bucie.
No Brasil o estilo tem se mostrado cada vez mais presente e algumas produções, com grandes destaques. Em 2019, o duo Drunk Daniels lançou o álbum “Zamumba” com 13 faixas do gênero e logo após lançaram a faixa “Guanabara”, que chegou alcançar o Top 100 do Traxsource. O artista Cris D. lidera com efervescência de criatividade em suas produções do gênero, sendo a última “Pandora” pela House Box Records. Com destaque no Beatport, a faixa que esteve no pódio do Top 100 do Afro House é a “Love Tonight” do produtor Shouse, que conta com remixes dos brasileiros Vintage Culture e Kiko Franco.
Quer conhecer mais sobre o estilo? Então separamos 3 gravadoras para você acompanhar
MoBlack Records
Stil Vor Talent
Go Deeva Records