A história de vinte dois anos da Defected Records e sua marca na House Music

Tags: , , , ,
Por em 30 de abril, 2021 - 30/04/2021

A Defected Records é uma das mais importantes gravadoras de House Music, são mais de 20 anos construindo experiências, lançando hits e faixas que marcaram épocas na história do gênero.

Não podemos falar de Defected sem trazer um pouco da história do seu fundador Simon Dunmore. O britânico que na década de 80 começou a colecionar discos por hobby, logo viu sua coleção aumentar, ganhando fama entre os fãs de música, começou então ser convidado para festas em Londres para exibir sua exuberante coleção de discos, mas o que Simon viu nesses convites foi a oportunidade de ganhar a vida discotecando para os fãs de House.

Nessa época Simon conseguiu um emprego na loja de discos da Record and Disco Centre, em Rayners Lane. Foi lá que ele começou a conhecer a comunidade de A&R de Londres. Em 1989, Simon foi convidado para trabalhar na gravadora Cooltempo, onde conseguiu ter suas primeiras experiências como A&R. Em 1994, ele foi trabalhar na AM: PM, selo da A&M Records, já como chefe de A&R.

Sua história com a AM: PM chegou ao fim após a Universal Music assumir o controle da A&M Records, foi nesse momento que Simon percebeu que era o momento de montar sua própria gravadora. Junto com sua amiga Janet BellCom e com um apoio financeiro do Ministry of Sound, deu início a história de sucesso da Defected Records em 1999.

Com mais de 20 anos de história a Defected ainda está em pé e parece mais poderosa do que nunca. Isso foi demonstrado por meio do desenvolvimento de várias submarcas, como Glitterbox, programas de rádio, mas também por meio de sua presença em festas e festivais como Defected Croatia e Defected London.

Já no seu primeiro lançamento, a Defected alcançou o top 8 do Reino Unido com a faixa “Can’t Get Enough” de Soulsearcher, essa era a confirmação de que Simon Dunmore estava no caminho certo. A gravadora continuou lançando músicas que se destacavam até conseguir chegar ao Top 1 do Reino Unido com a faixa “Another Chance”, produzida por Roger Sanchez, a música começou a se destacar pela Europa alcançando o top de discos de países como Romênia, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Noruega, Portugal e Espanha.

Ao longo dos anos a gravadora britânica continuou tendo sucesso em seus lançamentos, inclusive sucessos mais recentes como a faixa “Cola” de CamelPhat  e  Elderbrook, que foi indicada ao prêmio Best Dance Recording do Grammy, em 2018. Já em 2020, alcançou o Top 1 do Beatport e Traxsource, com a  faixa “It Is What It Is” de Vintage Culture, após uma semana do lançamento. A faixa, que conta ainda com vocal da canadense Elise LeGrow, marcou a estreia de Vintage na Defected.

Através de uma nota divulgada pela sua assessoria para a imprensa, Vintage comentou que: “Palavras não podem expressar o quão feliz e grato eu estou por lançar minha primeira música na Defected Records. É um sonho que se torna realidade, afinal, a gravadora representa 20 anos de dedicação e empenho ao que há de melhor na House Music, incluindo o respeito à cultura, aos artistas, aos fãs e aos festivais que produzem.”

A CRISE QUE QUASE LEVOU A DEFECTED FECHAR

Assim como muitas gravadoras sofreram com a pirataria, na Defected não foi diferente. Em 2004, a gravadora viu uma queda grande em suas receitas, isso quase fez com que ela encerrasse suas atividades, isso só não aconteceu porque nos anos seguintes lançaram as faixas “Love Generation” e “World Hold On” de Bob Sinclar, ambas alcançaram o Top 10 do Reino Unido. Em entrevista para a DJ Mag Inglesa Simon conta que “se não fosse por Bob Sinclar, a Defected poderia não estar mais no mercado.”

A PANDEMIA E O IMPACTO DENTRO DA GRAVADORA

Essa época de pandemia não tem sido fácil para as pessoas e o mercado mundial (lembre-se, se você puder, fique em casa), muito menos para a Dance Music que viu o setor de entretenimento ser um dos mais afetados pela crise. Após um ano de pandemia, ainda não temos previsão para o retorno dos eventos e devido a tudo isso, a Defected teve que cancelar duas residências em Ibiza, os festivais Defected Croatia e Defected London, além de outros eventos programados.

Foi através das lives, que enxergou uma forma de ficar conectado com seus fãs e conseguiu se conectar com um público maior do que nunca. As lives aconteceram desde uma transmissão dentro do Ministry of Sound até a um evento em parceria com a Heineken durante a final da Liga dos Campeões do ano de 2020. Podemos destacar também a live que durou 24 horas com o DJ EZ.

Foram [ diversos os artista..]centenas de artistas que participaram das transmissões promovidas pela Defected como Carl Cox, Calvin Harris, Bob Sinclair, The Martinez Brothers, e muitos outros, além dos brasileiros Vintage Culture e Aline Rocha. Muito mais do que só levar música para o público, a Defected usou as lives para arrecadar doações para instituições carentes.

Tags: , , , ,