Hoje, às 14h, os portões da Cidade do Rock se abrem para mais uma edição memorável do maior festival de música e entretenimento do mundo. Será o primeiro dia do Rock in Rio 2019 e o público precisa estar preparado para aproveitar as 14 horas de diversão, já que este ano o evento tem atrações que vão até as 4h da madrugada. Além de um sapato confortável para caminhar pelos 385 mil m² e curtir cada pedacinho da nova Cidade do Rock, os visitantes podem levar filtro solar, boné, capa de chuva e garantir que o celular esteja no bolso, afinal o evento oferece inúmeros locais para fotos e para as tradicionais selfies. O que não falta por aqui são pontos instagramáveis. Outra dica do festival é fazer o download do aplicativo oficial do Rock in Rio que traz todas as informações necessárias para quem quiser aproveitar ao máximo.
Atrações do primeiro dia de Rock in Rio
Logo no primeiro dia, o festival traz uma atração muito esperada pelos fãs brasileiros. Ganhador de vários prêmios, Drake encerrará a noite de 27 de setembro no Palco Mundo. Historicamente, suas turnês e apresentações, sempre esgotadas, proporcionam experiências incomparáveis, com destaque para suas interações com o público. Também se apresentam Palco Mundo a Orquestra Sinfônica Brasileira, que abre o espaço, Alok, Bebe Rexha e Ellie Goulding.
O Palco Sunset volta em 2019 com os grandes encontros de artistas nacionais e internacionais. Nesta sexta, a carioca Lellê abre o Palco junto com Blaya, cantora brasileira criada em Portugal, que construiu sua carreira integrando o grupo Buraka Som Sistem. Uma das artistas mais expressivas do cenário musical brasileiro, Karol Karol Conka, vai receber duas revelações do rap nacional e destaques como ativistas de LGBTQ+ para estrearem no maior festival de música e entretenimento do mundo: Linn da Quebrada e Gloria Groove.
Ainda no Palco Sunset, o hip hop vai tomar conta da apresentação de Mano Brown. Com uma elegante mistura de soul e funk, acompanhado de umgroove inconfundível, o líder dos Racionais MCs receberá lendário baixista americano
Bootsy Collins. Fechando a noite, Seal chega ao festival para fazer todo mundo dançar com sua mistura de Soul e R&B. E quem se junta ao cantor para deixar o show ainda mais incrível, é a baiana Xenia. Com uma musicalidade ímpar e um som pop que flerta com música eletrônica, jazz, sambareggae, rock e R&B.
Música por todos os lugares
A música promete contagiar desde a entrada. Estrategicamente posicionados, os Palcos Cariocas terão oito artistas independentes durante toda a tarde fazendo um aquecimento do público. Dentro da Cidade do Rock, o novo palco Supernova trará 35 atrações de novos expoentes da música em um lugar privilegiado com vista para toda a Cidade do Rock.
Os novos Espaço Favela e New Dance Order entrarão para a história do evento. O primeiro, um conteúdo totalmente inédito e desenvolvido a partir de uma larga curadoria, amplifica as potências musicais das favelas. Serão 22 atrações nos sete dias de evento. O espaço funcionará a partir das 14h30. Já o New Dance Order, antiga Eletrônica, chega com um conteúdo focado na música de pista. Com horário ampliado e seguindo até as 04h da madrugada, o palco será composto por 64 atrações, que se apresentarão a partir das 16h.
A Rota 85 também fará sua estreia no circuito na Cidade do Rock. Inspirado na icônica Rota 66, que cruza oito estados americanos, o espaço celebrará a história do festival, desde a primeira edição em 1985 até a atual, e lançará o Palco Highway. As bandas Cash Crash, Os Caras e Carol e JP Bonfá trarão Rock & Country Blues para embalar a nova área.
Já a famosa Rock Street trará a pluralidade cultural do continente asiático, em 200 metros de extensão. A Rock Street Asia terá templos, palácios, danças populares da Índia, músicos da Coreia do Sul e China, entre outras apresentações, além de grandes nomes da música asiática que estarão no palco da rua, que se tornou a queridinha do público desde 2011.
No Rock District, o público verá releituras de clipes emblemáticos da música mundial em coreografias leves e descontraídas pelos artistas da Cia. Nós da Dança. No palco, nomes consagrados vão apresentar o lado B de suas carreiras. Uma ótima oportunidade para os fãs se aproximarem dos artistas e saberem mais sobre seus gostos e influências. Entre os nomes confirmados estão: Dinho Ouro Preto, Rogério Flausino e Sideral, Kisser Klan entre outros.
Do velódromo às arenas, um circuito inédito com novas atrações. Em cocriação com a Natura, a NAVE – Nosso Futuro é Agora, ocupará o velódromo olímpico em uma experiência que utilizará música, arte e beleza com o propósito de provocar um novo olhar para o mundo e conectar as pessoas para promover transformação. Será uma experiência imersiva, totalmente lúdica e sensorial. O espaço terá a maior projeção da América Latina em uma tela de 5,4 mil m². Já o espetáculo argentino Fuerza Bruta levará para o Rock in Rio uma apresentação inédita desenvolvida para o evento. Serão cinco apresentações diárias de 30 minutos. E a Oi Game Play Arena by Game XP no Rock in Rio terá experiências no universo gamer.
Gastronomia
Na Cidade do Rock serão muitas opções para se deliciar durante todo o festival. As marcas já confirmaram presença e levarão o melhor do seu cardápio para o público. Nas laterais dos palcos Mundo e Sunset: Bob’s, Domino’s, Habib’s e Ragazzo. Em pontos do evento, como Rock Street Asia, Rock District , lounges de descanso e outros: Batata no Cone, Meu Boteco, Big Daddy’s, Muy Amigo, Geneal, Nissin, Benkei, Las Empanadas, Cheia de Graça, Casa do Pão de Queijo, Hot’n Tender, Panino, Vulcano, Coca-Cola, três “Beer Station” da Heinekein e seus vendedores ambulantes, também haverá venda de Doritos Raimbow por toda a Cidade do Rock.
Para os que gostam de uma culinária diferenciada, a Gourmet Square é o espaço ideal. São mais de mil metros quadrados de ambiente climatizado, com 13 marcas e um bar. O público poderá encontrar lá diversos expositores, como: Hot Dog Club, Cão Véio, Curadoria, Tragga, Filhos da Mãe, Ella, Irajá e Al Fresco, Ojo e Frederic Monnier, Kátia Barbosa do Aconchego Carioca e Naga. A Seara estará promovendo degustação pontual de seus produtos. Para refrescar, as cervejas pielsen e artesanal, e o chopp Einsenbahn, estarão disponíveis para compra.
No Espaço Favela, mais delícias! Ao todo, 18 empreendedores de comunidades cariocas foram escolhidos em parceria com o Sebrae e terão seus produtos vendidos nos três bares que compõem o Espaço. Os quitutes serão os mais variados: croquete de abóbora com carne seca, risole de rabada com agrião, bolinhos de feijoada, tapioca, aipim com carne moída, carne com recheio de queijo, dadinho de tapioca, enroladinho de salsinha e até acarajé vegano etc. Palha Italiana e brigadeiro gourmet são algumas opções que adoçam o cardápio todos os dias.
O que levar para cidade do Rock
O público do Rock in Rio precisa estar atento ao que pode ou não entrar no festival. O importante é ficar confortável, por isso, será possível levar mochilas e bolsas com itens indispensáveis para curtir um dia inteiro na Cidade do Rock.
Durante o dia, protetor solar, óculos escuros e boné são uma boa pedida. Ao entardecer o clima tende a esfriar, o ideal é não esquecer o agasalho. Em caso de chuva, a melhor forma de se proteger é com uma capa. Os guarda-chuvas não serão permitidos.
Para garantir os likes nas redes sociais, não faltarão alternativas para registros divertidos. Desde o tênis gigante da Rota 85, relembrando a primeira edição do festival, ao tradicional click com o Palco Mundo ao fundo. Para não perder nenhum momento será permitida a entrada do carregador de celular e câmera semiprofissional.
Dentro do Rock in Rio terão muitas opções de gastronomia. Os que optarem por levar o próprio lanche poderão entrar com produtos industrializados (biscoitos, barras de cereal). Frutas cortadas e sanduíches só serão permitidos lacrados em embalagens transparentes tipo “saquinho zip”. O limite é de cinco unidades por cada pessoa, de forma que não configure comercialização.
Uma lista de itens permitidos ou não está disponível no site do evento: www.rockinrio.com.br
Atenção: O que não pode entrar na Cidade do Rock
Considerando a segurança dos consumidores, não é permitida a entrada de objetos que possam ser considerados perigosos, tais como:
garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material (exemplos: garrafas de água mineral, “squeezes”, etc), exceto garrafas plásticas para consumo de água, desde que sem tampa. A tampa poderá ser retirada pela segurança na entrada ou em qualquer local do evento (vide item 7 sobre bebedouros); embalagens rígidas e com tampa (exemplo: potes de plásticos do tipo “tupperware”); latas; capacetes; máscaras; armas de fogo ou armas brancas de qualquer tipo (facas, canivetes, etc); cadeiras/banquinhos; guarda-chuvas; objetos pontiagudos; objetos perfurantes ou cortantes (tesoura, estiletes, pinças, cortadores de unha); fogos de artificio, dispositivos explosivos, sinalizadores e aparatos incendiários de qualquer espécie; objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, inclusive desodorantes de qualquer tipo, pasta ou escova de dente); bebidas (em qualquer tipo de recipiente); skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo motorizado ou não; isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem; bastão de selfie (extensor para tirar auto-retrato); itens que possam ser utilizados para marketing de emboscada; substâncias venenosas e/ou tóxicas, incluindo drogas ilegais; bandeiras ou cartazes contendo mensagens ou símbolos com divulgações comerciais.
Não será permitido o acesso com alimentos que representem intuito de comercialização ou que possam representar riscos à segurança. Será considerado um limite de até 05 (cinco) itens por pessoa, dando-se preferência a: (a) alimentos industrializados devidamente lacrados (exemplos: biscoitos, torradas, barras de cereal etc); (b) frutas cortadas e acondicionadas em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”; e (c) sanduiches acondicionados em embalagem transparente e não rígida, do tipo “Zip Lock”. Qualquer quantidade que exceder este limite poderá ser descartada na entrada do evento.
Não é permitida a entrada de animais na Cidade do Rock, exceto cães guia devidamente identificados que visem a atender portadores de deficiência visual.
Transporte
Para a edição deste ano do Rock in Rio, o público pode contar com um amplo esquema de transporte para chegar e sair da Cidade do Rock. BRT, Metrô Rio e Primeira Classe montaram um esquema especial para atender o público de 700 mil pessoas que irá ao festival nos dias de evento.
O MetrôRio montou uma operação especial para quem for ao Rock in Rio. Em todos os dias do festival, a estação Jardim Oceânico (Barra da Tijuca), que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. Já as outras estações do MetrôRio funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.
Durante toda a operação especial para o festival, será permitido o embarque com os cartões unitários do MetrôRio e com os cartões RioCard Mais. O valor da passagem unitária é R$ 4,60. Porém, para acessar a integração com o BRT, o cliente deverá ter em mãos um cartão RioCard Mais carregado com saldo suficiente para a ida e volta.
O transporte Primeira Classe foi um sucesso nas edições passadas e esse ano o evento continuará a oferecer o serviço para o público. Em trajeto feito em ônibus executivo, partindo de 17 pontos, a opção é umas das confortáveis, sem paradas e que deixa os clientes em uma entrada especial dentro da Cidade do Rock. A volta acontece da mesma forma, saindo direto do parque. A tarifa foi mantida desde a última edição: R$ 100 com direto a ida e volta. A venda está aberta com vagas limitadas no site.
Sobre o Rock in Rio
Consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Em 2001, reafirmou seu compromisso de mostrar às pessoas que pequenas atitudes do dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Em 2013, foi reconhecido por seu poder realizador ao receber a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Gerou 212,5 mil empregos diretos e indiretos em todas edições, mais de R$ 97 milhões investidos em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, etc. Os investimentos são provenientes da organização do evento e de parceiros.
Em 2016, foi a vez de anunciar o Amazonia Live, projeto do Rock in Rio que já garantiu mais de 73 milhões de árvores para a Amazônia por meio de doações individuais e de parcerias, através de projetos de restauração e plantação, como o Paisagens Sustentáveis da Amazônia. O projeto traz a importância das florestas para o equilíbrio climático mundial como tema para todas as edições do evento pelo menos até 2019. Além disso, o Rock in Rio desenvolve um plano de sustentabilidade no qual define medidas para a redução de emissões e inclui-se como parte de uma correta gestão de resíduos, eficiência energética, compensação de emissões, correto consumo de recursos e muito mais. Este plano é desenhado para a organização, patrocinadores e fornecedores, sendo aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde o Rock in Rio é realizado.
O Rock in Rio preza por atitudes positivas a qualquer hora e em todos os lugares. Para endossar este posicionamento da marca “Tod+s Por Um Mundo Melhor”, o festival se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. A partir destas parcerias, uma série de ações se desenvolvem sempre pautadas pelo objetivo de adoção de práticas que pensem no coletivo. É assim que a gente faz um mundo melhor acontecer: TOD+S POR UM MUNDO MELHOR.