Como produtor musical, é fundamental conhecer cada pequeno detalhe presente em sua música, desde os instrumentos inseridos, até aspectos técnicos que tangem todos os elementos presentes na composição. Dentro disso se encaixa a importância de uma boa mix de hi-hats.
Independente do estilo musical, eles determinam primordialmente como a bateria vai soar durante uma mix. Hats que possuem aquela característica mais pontiaguda podem afetar bastante a dinâmica deste processo e, consequentemente, como o ouvinte vai perceber o som deles. Alguns cuidados são muito relevantes para fazer uma boa mix de um hat, sendo possível resolver quase todos os problemas com uma boa técnica de equalização. Duas coisas muito importantes precisam estar sob seu controle:
Transientes
Hats que têm muito ataque costumam sujar bastante a mix e atrapalhar a percepção de volume, pois os médio-agudos são as frequências que nossos ouvidos mais percebem, então, qualquer mínimo detalhe pode ser perceptível e atrapalhar a sensação dos outros elementos da música.
Se você utiliza o Ableton Live e montou os hats no simpler, tem um jeito muito fácil de trabalhar e amenizar os transientes. Com eles no modo One Shot, você pode colocar um pouco de fade in deixando a entrada mais suave. Os open hats são os que tem mais ataque — o que não é legal — e também podem ser amenizados com fade in.
Agora, se você usa qualquer outro software que não seja o Ableton Live, procure algum Envelope Shaper ou use plugins externos. Da Native Instruments, indico o Transient Master, já a Plugin Alliance possui o SPL Transient Designer. Em ambos dá para ajustar o ataque e deixar os hats soando mais macios.
Ressonâncias
Os hats são feitos de várias ressonâncias e algumas podem estar além do limite. Geralmente são dois ou três pontos que acabam atrapalhando. Abra seu espectro, dê play no hat, visualize onde estão os picos que se destacam do desenho normal da onda e encontre a frequência. Grave o número de cada uma delas. Utilizando o EQ Eight do Live, você insere os números da frequência no espaço indicado e, em seguida, ajusta Q e gain.
Importante: Ao utilizar um equalizador, acontece o que chamamos de phase shifting — quando uma frequência alterada pode causar picos em outras. O ideal é mexer o mínimo possível de ganho ou atenuação e não deixar o Q muito fechado, mantendo-o no máximo até 6 e o ganho reduzido até 4db.
Basicamente estes são os dois pontos que você pode ajustar para deixar suas faixas soando mais limpas, detalhes simples que fazem muito diferença no resultado final da track.
Para saber mais, confira este vídeo presente no meu canal do YouTube: