10 DOCUMENTÁRIOS DE MÚSICA PARA ASSISTIR NO NETFLIX

Tags: , ,
Por em 10 de novembro, 2018 - 10/11/2018

 

Música e vegetação no sofá durante todo o dia assistindo Netflix são, sem dúvida, dois dos maiores prazeres da vida. E, como você poderia esperar, o Netflix não é desleixado quando se trata de oferecer excelentes documentários musicais. Com foco em música eletrônica a outros que tocam em tudo, do soul ao funk e ao hip-hop, a profundidade e o alcance de suas ofertas é simplesmente impressionante. Dito isto, saber por onde começar pode ser difícil, portanto, com isso em mente, compilamos uma lista útil de alguns dos melhores documentários de música que o serviço de streaming tem a oferecer. Mesmo se você não tirar as lições de vida oferecidas pelo abaixo, você terá pelo menos um monte de novas músicas maravilhosas para ouvir.

 

Sample This (2013)
Gravado pelo Incrível Bongo Band, o infame ‘Apache Break’ foi amostrado em toda a história do hip-hop. A série documenta a jornada, descrevendo como o DJ Herc fazia em suas festas antes de distrair a popularidade contemporânea da faixa dentro do mundo pop moderno. Narrado pela lenda do glam rock Gene Simmons do Kiss, Sample apresenta entrevistas com os gostos do baterista e produtor Questlove, MC lendas Melle Mel e Grandmaster Caz e outros heróis do mundo hip-hop como Afrika Bambaataa e Kool Herc. Para um olhar fascinante sobre a história do hip-hop e um dos seus sons mais marcantes, não procure mais do que “Sample This”.

 

 

Searching For Sugarman (2012)
Durante a maior parte de sua vida, apenas amigos e familiares sabiam de Sixto Rodriguez. Isso é verdade, desde que você não fosse um sul-africano vivendo atrás do muro do apartheid, onde os dois álbuns de Rodriguez superaram até mesmo Elvis Presley e The Beatles. No entanto, apesar de ser falado na África do Sul no mesmo fôlego como lendas como Bob Dylan e Cat Stevens, Rodriguez não tinha idéia de sua imensa fama e sucesso.

Searching For Sugarman investiga esta história, mostrando como Rodriguez era reverenciado como um ícone anti-apartheid e como o governo sul-africano espalhou rumores de sua morte. Ele relata a busca do cineasta por Rodriguez após a queda do apartheid e sua segunda vinda como cantor depois de anos trabalhando em locais de demolição em Detroit. Um relógio verdadeiramente angustiante, mas cativante, ‘Searching for Sugarman’ pode legitimamente reivindicar ser um dos melhores documentários de música de todos os tempos. Ah, e a trilha sonora também não é nada ruim.

 

I’ll Sleep When I’m Dead
Ame-o ou odeie-o, Steve Aoki tem um tipo abrangente de fama que a maioria das pessoas só pode sonhar. Um personagem maior do que a vida,  I’ll Sleep When I’m Dead   examina o DJ na construção de seu maior show de 2016 e concentra-se na principal força motriz por trás de sua personalidade e sucesso: seu pai e Benihana fundador, Rocky Aoki.

O diretor Justin Krook cria um documentário surpreendentemente introspectivo de um dos personagens mais barulhentos de EDM, com I Sleep Sleep I’m Dead. Retirando as camadas de extroversão de uma cena que exige que suas estrelas sejam altas e orgulhosas, o espectador testemunha um lado de Aoki que raramente é exibido em público.

 

 

Hip-Hop Evolution (2016)
A evolução do Hip Hop traça a história inicial do que é hoje um dos formatos musicais dominantes do mundo. Apresentado pelo rapper canadense e locutor Shad, o documentário apresenta entrevistas com algumas das lendas da cena, não menos importante Grandmaster Flash e os Furious Five, Rakim, Public Enemy e o infame NWA.

A série começa por olhar para uma festa de aniversário lendária, que foi dublada por DJ Herc, que também aparece com destaque no já mencionado Sample This. Nós também aprendemos sobre os primeiros sucessos do hip-hop, como ele se separou da discoteca e como eventualmente começou a invadir o mainstream após o advento do rap dos gângsteres. Essencial assistindo para qualquer aficionado de hip-hop auto representativo.

 

Daft Punk Unchained (2015)
Um olhar sobre um dos maiores nomes da música eletrônica, Daft Punk Unchained chega aos tempos pré-Daft Punk , quando os dois ícones de capacetes estavam em uma banda chamada Darlin ao lado do futuro guitarrista de Phoenix Laurent Brancowitz.

Examinando sua ascensão à fama e ao sucesso duradouro, Daft Punk Unchained traz entrevistas com os artistas com quem trabalhavam na época, ou seja, ouvimos Giorgio Marauder, Pharrell Williams. e Nile Rodgers explicam como a dupla trabalha em estúdio. Um maravilhoso olhar para Daft Punk, sua história e seu lugar no mundo moderno pop e dance music worlds.

 

 

Mr. Dynamite: The Rise de James Brown (2014)
O que seria da dance music não fosse pelo brilhante James Brown? Seguindo sua jornada musical do ritmo e do blues ao funk, o Sr. Dynamite oferece um exame brilhante do Godfather of Soul.

Apresentando todos, de Little Richard a Bootsy Collins, Mick Jagger (que produziu o documentário) ao Rev. Al Sharpton, o Sr. Dynamite não apenas observa a música de James Brown, mas também sua presença social e ativismo. Após a sua ascensão através da pobreza infantil, jogando o circuito de Chitlin e se tornando uma estrela internacional, o Sr. Dynamite mostra a enorme influência que James Brown deixou na música. Uma visão íntima da vida do chamado “trabalhador mais trabalhador do show business”.

 

 

I Dream Of Wires (2012)
Dream Of Wires é focado em torno da história e ressurgimento de sintetizadores analógicos e é o tipo de documentário que com certeza será um grande sucesso para os produtores. Refletindo a história incrivelmente diversa do sintetizador, o documentário apresenta desde os pioneiros pós-punk Pere Ubu até os pesos pesados ​​industriais Skinny Puppy e Throbbing Gristle, até os acadêmicos a la Terry Pender e os obsessivos modernos dos sintetizadores, como DeadMau5.

Uma incrivelmente completa releitura da história dos sintetizadores analógicos e seu lugar na música contemporânea, o documentário acompanha a ascensão dos sintetizadores analógicos e o subsequente declínio graças à proliferação de ofertas digitais baratas.

 

 

20 Feet From Stardom (2013) 

20 pés de estrelato é semelhante ao pesquisando para Sugarman na medida em que examina aqueles que nunca receberam a fama seu talento merecido. Só que desta vez há uma reviravolta: todos os envolvidos sabiam exatamente o quão famoso era o canto deles. Um olhar profundo em cantores como Mary Clayton (que deu sua voz incrível para clássicos do rock como ‘Gimme Shelter’ e ‘Sweet Home Alabama’), o documentário traça o poder de cantores afro-americanos masculinos e femininos no pop e rock e o incrível alcance que essas pessoas tiveram, apesar de a maioria das pessoas nunca ter ouvido seus nomes. O vencedor do ‘melhor filme musical’ no Grammy, ’20 Feet From Stardom ‘é um relógio fascinante do primeiro minuto ao último.

 

 

This Was Tomorrow (2015)
Este foi o amanhã é um documentário perfilando um dos maiores festivais de música do mundo, o Tomorrowland . Lançado para coincidir com o aniversário de dez anos do festival, o filme combina filmagens do festival com entrevistas de participantes e aqueles que trabalham nos bastidores. Analisa a importância dos festivais de dance music para o cenário e o impacto que o Tomorrowland teve em todos os sentidos. Apresentando entrevistas com DJs que tocaram nos enormes palcos do festival, aprendemos o que Steve Aoki, Afrojack, Dimitri Vegas e muitos outros têm a dizer sobre a experiência.

 

 

 

The Art of Organized Noize (2016)

Organize Noize é um trio de produção de hip-hop de Atlanta, Geórgia, que produziu música para artistas como Cee Lo Green, TLC, Ludacris e Outkast. Como se isso não bastasse, eles também deram origem a um dos mais célebres coletivos de hip-hop do mundo, a Família Dungeon, que mais recentemente produziu o pioneiro do mumble rap, Future. Criadores do som do hip-hop Dirty South, este documentário examina sua história e arte.

Hoje em dia, Atlanta é sinônimo de hip-hop tendo nascido sua última forma, a armadilha. Este documentário relembra antes de tudo isso acontecer, quando o Organized Noize criou o som de hip-hop e R & B da cidade. Segue suas decisões de negócios e como eles criaram suas músicas, o que os diferencia de outros produtores da época e o que os tornou tão bem-sucedidos.

 

 

VEJA TAMBÉM:

+ NOVO DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DO TECHNO DE BERLIM

+ GRANDES NOMES DA MÚSICA INVESTIGAM AS HISTÓRIAS POR TRÁS DE SEUS HITS EM WEBSERIE

 

 

 

 

 

 

Fonte: DJMag

CONECTE-SE COM A GROOVE MAG:  Facebook | Youtube Soudcloud | Instagram

 

Tags: , ,